Sucesso com 7Cs

Sucesso com 7Cs

Muito se fala sobre COMPETITIVIDADE, esta premissa de conquista de resultados é foco de profissionais e organizações. Sete palavras que iniciam com a letra “C” vão ajudar você a buscar a competitividade.

Cliente – Este é o foco. Pare com o discurso mecânico de que “o cliente sempre tem razão”, e tenha o entendimento que ele “é a razão” de tudo acontecer. Crie relacionamento com seu cliente, esteja disposta a servir.          A cultura da gentileza e serviços gera fidelidade.

Concorrente – Monitore a concorrência. Pratique constantemente o método “FOFA“, analise suas Forças e Fraquezas, esteja atento para as Ameaças e Oportunidades. Considere a possibilidade do concorrente tornar-se um parceiro. Vivemos a era das parcerias.

Criatividade – Substantivo feminino com origem no latim “creare”, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Todos somos criativos em diferente grau. Ser diferente é uma exigência do mercado. A criatividade muitas vezes é sinônimo de simplicidade, mas é principalmente a capacidade de exercitar um novo olhar. Não imite a concorrência. Seja diferente, busque seu diferencial competitivo, através da inovação.

Conhecimento – Ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência. Processamento da informação. Conhecimento é poder e gera transformação. O conhecimento é o combustível para a inovação e a criatividade.

CompetênciaAptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados. A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades. Precisamos desenvolver competências técnicas e emocionais.

Comprometimento – A palavra comprometimento tem origem no termo em latim “compromissos”, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento requer responsabilidade da parte de quem se compromete. Quem se compromete, coloca-se “no lugar de”, compreende o seu papel no processo, prática empatia e gera resultados.

Consciência – Sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais. A consciência torna a competitividade sustentável, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que as suas ações são executadas. A consciência socioambiental é sinônimo de competitividade sustentável.

 

Proponho que você reflita sobre cada “C”, descubra o que precisa fazer e faça! A competitividade é um processo que requer ATITUDE! Sucesso!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário